engenharia11 Câmara aprova regulamentação da profissão de tecnólogoA Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou recentemente proposta que regulamenta o exercício da profissão de tecnólogo, que será privativa dos diplomados em cursos superiores de tecnologia reconhecidos oficialmente. A medida está prevista no Projeto de Lei 2245/07, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).
A relatora, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), defendeu a aprovação da proposta. O texto já havia sido aprovado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Educação. Como ele tramita de forma conclusiva, será enviado ao Senado, a menos que haja recurso para análise pelo plenário da Câmara.
Qualificação
O deputado Reginaldo Lopes acredita que a proposta deverá estimular a qualificação dos profissionais no País. “O Brasil vive um apagão de mão de obra. A maior parte dos países desenvolvidos tem até 60% de seus estudantes em cursos técnicos profissionalizantes. Com a regulamentação, damos cidadania a milhões de brasileiros que investiram tempo em cursos de tecnologia e não tiveram suas profissões reconhecidas”, argumentou.
Pela proposta, entre as atividades dos tecnólogos estão:
• Análise dados técnicos, desenvolver estudos, orientar e analisar projetos;
• Aupervisão e fiscalização dos serviços técnicos dentro das suas áreas de competência contempladas no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC;
• Consultoria, assessoria, auditoria e perícias;
• Ensino, pesquisa, análise, experimentação e ensaio;
• Condução de equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção de equipamentos.
De acordo com o PL 2245/07, os tecnólogos deverão solicitar o registro nas ordens ou nos conselhos de fiscalização profissional de acordo com a sua área de atuação.
Técnólogos em geo
O setor de geoinformação do Brasil possui várias opções de formação para tecnolólogos e técnicos. Alguns exemplos são: Geoprocessamento, Agrimensura, Gestão Ambiental, Mineração, Arqueologia, Geodésia, Geomensura, etcc. Os cursos são normalmente oferecidos por instituições especializadas em formação técnica e tecnológica, bem como algumas universidades.
Estas informações foram coletadas na série de matérias de cursos de geo do Brasil, da revista MundoGEO. Para conhecer os cursos da área de geoinformação ofertados pelas instituições em todo território nacional, além de depoimentos e situação do mercado de trabalho, veja as matérias disponíveis em formato digital nas revistas MundoGEO:
Fontes: Com informações do Jornal da Ciência e Revista MundoGeo