terça-feira, 4 de maio de 2010


Caminhada

Profª. Vânia Almeida


Depois de um mês de férias muitas pessoas relaxaram nas atividades do dia-a-dia, trabalho, casa, exercícios físicos, treinos, RA (reeducação alimentar), e os que preservam a alimentação saudável rotineira, etc.

Hoje vamos aprender ou reaprender a voltar com nossas atividades rotineiras sem sentir muitas dores no coração, ou seja, muita preguiça!

Se ligue nas dicas infalíveis para começar ou continuar a nossa caminhada eficiente de todos os dias.

1 A caminhada não tem contra-indicações. Mesmo assim, é sempre aconselhável consultar um especialista antes de praticá-la. Principalmente em casos de sedentarismo, sobrepeso e tabagismo. Se sentir alguma dor ou indisposição durante o exercício, interrompa imediatamente e procure um médico.

2 Não deixe de fazer alongamento antes e depois da caminhada. Dez minutos já são suficientes para evitar lesões e estiramentos. Nos primeiros cinco minutos, opte por um ritmo um pouco mais lento que o habitual para aquecer a musculatura.

3 Lembre-se de que o melhor tênis (saiba escolher o tênis ideal) não é necessariamente o mais caro. Escolha o modelo pelo tipo de pisada (veja qual seu tipo de pisada) e não pelo preço. Um bom par é aquele que se adapta bem ao seu pé sem provocar bolhas, calos e torções. Não deixe de usar meias porque elas evitam traumas nas unhas e lesões na palma do pé.

4 A caminhada deve ser feita de forma gradual. Se você está começando agora, alterne um dia de descanso com outro de exercício para não sobrecarregar o corpo. Ajuste seu ritmo de acordo com o seu condicionamento. Nunca se force a fazer mais do que está condicionado.

5 Evite os horários de maior incidência dos raios solares. Se possível, caminhe sempre antes das 9 h e depois das 16 h, que são mais seguros. Nunca deixe de passar filtro solar no rosto e nas áreas mais expostas ao sol pelo menos 30 minutos antes do início do exercício.

6 Nunca caminhe em jejum. Antes de sair de casa, faça refeições leves para não sentir tontura, mal-estar ou dor de cabeça. Coma pelo menos uma fruta ou beba um suco natural. Procure beber água antes, durante e depois da atividade.

7 Opte por terrenos planos, como grama, terra ou areia batida. E, de preferência, em lugares tranquilos e arborizados. Evite paralelepípedos e terrenos irregulares, com muitos buracos e subidas. Tome cuidado para não pisar em falso e torcer o pé. Também evite caminhar em lugares onde tenha muito trânsito.

8 Use roupas leves e claras. Evite as sintéticas que superaquecem o corpo e prejudicam a transpiração. Lembre-se de que as camisetas de algodão retêm menos líquido do que as de poliéster. A camiseta deve ser folgada para facilitar a circulação de ar e não dificultar os seus movimentos.

9 Procure se exercitar sempre em companhia de um amigo. Nesse caso, um estimula o outro. Mas escolha alguém que seja capaz de manter o seu ritmo e o seu horário. Evite caminhar como se estivesse passeando pelo shopping. Mantenha a postura ereta e os braços relaxados.

10 Lembre-se de que caminhar ajuda a emagrecer, sim. Mas, para perder peso, é preciso que a quantidade de calorias consumidas durante a atividade seja inferior ao de calorias ingeridas durante as refeições. Que tal consultar uma nutricionista e adotar uma alimentação mais leve e saudável?

Abraços e até a próxima!

Posts Relacionados:
Caminhada contra o sedentarismo
Cuidados com o tênis
Cuidados com a saúde no trânsito


Leia também:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e fique a vontad para expressar sua opnião