“O objetivo é, não apenas conscientizar as pessoas, mas propor medidas que levem ao aperfeiçoamento dos processos de contratação e fiscalização de obras e serviços na área tecnológica, aumentando a transparência no setor público e privado, aprimorando as leis e encorajando empresários e profissionais liberais a abrirem mão de práticas corruptas”, afirmou o Eng. Civil Amarildo Uchôa Pinheiro, presidente do Crea/AC, que prestigia o evento em Brasília.
Dados da Transparência Internacional indicam que, atualmente, a perda devido à corrupção na Engenharia chega a U$ 5 trilhões em todo o mundo, o que corresponde a cerca de 10% dos projetos de infraestrutura. Por outro lado, segundo o Relatório Global de Corrupção 2009, empresas com programas de combate à corrupção e normas éticas sofrem até 50% menos corrupção e estão menos sujeitas a perder oportunidades de negócios.
Para aprofundar o tema foi apresentado o Painel “Combate à Corrupção no Brasil na Engenharia”. A discussão contou com a presença do ministro da Controladoria-Geral da União; Jorge Hage; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Filgueiras Cavalcante Júnior; diretor executivo da “Transparência Brasil”, Cláudio Abramo; presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Paulo Safady Simão; presidente do Conselho Mundial dos Engenheiros Civis, Emílio Cólon; presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva, José Alberto Vol; deputado federal Flávio Divino (PCdoB/MA); diretor técnico da Pini Serviços de Engenharia, Mário Sérgio Pini; e presidente da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas, Sérgio Cavalieri. Também constam da programação do 5º Encontro de Lideranças outros temas relevantes para o país como Política, Ética e Desenvolvimento; Plano Brasil 2022; Mudanças Climáticas, Execução de Obras Públicas e Copa de 2014. Para tratar desses assuntos, estão confirmadas as presenças dos ministros: da Educação, Fernando Haddad; da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Samuel Pinheiro Guimarães; do Meio Ambiente, Carlos Minc; do Esporte, Orlando Silva; e do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Brito, entre outros.
Ass. Com. Crea-Ac (Ascom Confea/Crea)
Fonte: (Ascom Confea/Crea)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e fique a vontad para expressar sua opnião