terça-feira, 4 de maio de 2010

Pirâmide da Atividade Física
Profª. Vânia Almeida

Encorajar as pessoas a praticar uma atividade física é algo que exige muita criatividade.

A "
Pirâmide das Minhas Atividades", como foi batizada, trabalha com proporções. Os degraus vão subindo conforme a quantidade de tempo recomendada para cada atividade, de modo que a inércia - que fica no topo - mereça um espaço mínimo na vida das pessoas.

Sua finalidade é passar a mensagem de que a atividade física deve ser um estilo de vida.



A pirâmide feita em Missouri não é a primeira do gênero, mas é a única que condensa as recomendações das Diretrizes de Atividades Físicas para os Americanos, divulgadas no ano passado pelo Departamento de Saúde do governo dos Estados Unidos com o objetivo de combater o sedentarismo.

"As pessoas podem começar pela base", recomendam. Está assistindo à televisão? Esqueça o controle remoto e levante-se para mudar de canal. A casa necessita reparos? Faça você mesmo! Precisa fazer compras? Vá a pé e carregue as sacolas. Qualquer contração muscular eleva o gasto energético em relação ao repouso, melhorando o desempenho do corpo.

O treinamento provoca alterações no sistema cardiovascular que reduzem os riscos de infarto e acidente vascular cerebral. Ele melhora a capacidade de contração do músculo cardíaco e aumenta o número de vasos capilares que levam oxigênio para as células.

Os exercícios de fortalecimento muscular, segundo a pirâmide, demandam menos tempo, embora também sejam importantes. O condicionamento dos músculos melhora o equilíbrio e a força.

Os exercícios de flexibilidade, como alongamento, também diminuem os riscos de danos às articulações e aos músculos. A pirâmide sugere sessões mínimas de dez minutos, ao menos duas vezes por semana. No alto está a inatividade, que não deve fazer parte de sua vida.

Lembre-se:

1. Um pouquinho que seja de atividade física já é melhor do que nada.
2. Dar no mínimo dez mil passos por dia, somando todos os deslocamentos da manhã até a noite, já traz benefício.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e fique a vontad para expressar sua opnião