quinta-feira, 16 de abril de 2020

ENTREVISTA COM O PROFESSOR TECNÓLOGO JPP


Entrevista para o Sintac


Nome: José Pereira Passos
Data de Nascimento: 7 de outubro de 1960
Cidade Natal: Rio Branco(AC)
Profissão: Professor/Tecnólogo em Topografia e Estradas
Nome do Pai: Auricélio de Freitas Passos (saudoso)
Nome da Mãe: Otília Paiva Passos
Estado civil: União Estável com Maria Socorro Santana dos Santos


Onde trabalhou:
Resposta:- Iniciei como professor na Secretaria de Educação do Acre ( 1980 a 2000), depois como  Tecnólogo em Topografia e Estradas no Instituto de Meio Ambiente do Acre-IMAC(1987 a 2019), agora aposentado pelo Instituto de Previdência do Acre – Acreprevidência  (2020).


Escolaridade:
Resposta:- Curso Superior de Tecnologia da Construção Civil- Estradas e Topografia pela Universidade Federal do Acre- UFAC (1984) – Pós-graduação em Aerofotogrametria-UFAC (1985), Especialista em Sensoriamento Remoto Aplicado a Análise Ambiental-UNESP/Rio Claro-SP(1986). Especialista em Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Urbanos -UNINORTE-AC ( 2013) – Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho [JP1] -UCAM-RJ(2016).


Fale sobre sua carreira profissional:
Resposta:-Iniciei como professor e permaneci por 20anos no magistério (1980-2000). Depois Fui para a minha área de formação atuar como técnico de nível superior no Instituto de Meio Ambiente do Acre-IMAC(1987-2019)  muitas possibilidades de trabalho em áreas do planejamento, coordenação e pesquisa de cartografia , elaboramos o primeiro Atlas Geográfico Ambiental do Acre(1991), criamos Áreas de Proteção Ambiental, elaboramos vários mapas temáticos e realizamos diversos trabalhos na área ambiental. Esse campo de trabalho é fascinante e oferece uma formação voltada para a cidadania e amor pela vida.


Fui Conselheiro Regional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia-CREA-AC – Diretor Administrativo e Presidente do CREA-AC em exercício. (2012). Presidente do Sindicato dos Tecnólogos do Acre-SINTAC(2007-2011). Mas em 2019, me aposentei. Agora (2020) estou me dedicando as ações no campo empresarial de topografia e engenharia.

O que você queria ser quando era criança ?
Resposta:- Sempre que meus pais e pessoas de minha infância faziam essa pergunta, eu não respondia em voz alta, mas sempre dizia prá mim mesmo quero ser uma pessoa feliz, realizar algo útil para as pessoas, ajudar ser um agente de transformação, ter uma família, ter uma trabalho e ai então apareceu a oportunidade de ser professor e depois tecnólogo uma escolha correta como instrumento de formação e de trabalho, tudo aconteceu de forma natural e gradual, fiz e faço sempre o meu melhor e estou feliz por isso.

Quais os seus ídolos profissionais?
Resposta:- Na área de ensino, foi um professor meu João de Almeida, ele ensinava matemática e era o Diretor da Escola onde eu estudava, me convocou para ensinar e eu aceitei, desde então(1979)  cheguei a faculdade. Escolhi o Curso de Estradas e Topografia –-UFAC. Fiz três pós-graduações na minha área de conhecimento, comecei a enxergar a Topografia  de uma maneira mais ampla. Pratiquei a profissão  ensinando Topografia na Escola Técnica- Colégio Agrícola no Município de Rio Branco-Ac. E como tecnólogo, atuava na área de topografia , cartografia e meio ambiente no Instituto de Meio Ambiento do Acre-IMAC.

Quais os seus ídolos pessoais?
Resposta:- Na verdade, na verdade não tive ídolos, mas tenho Jesus Cristo como aquele que escolhi para seguir os exemplos, poderia também elencar meu pai Auricélio Passos, aquele que meu deu o suporte material, as condições para eu nascer, viver e conseguir meus objetivos, por isso tudo em sua memória, eu digo que ele foi, é, e sempre será importantíssimo  para mim.



Qual é a prioridade da sua vida?
Resposta:- Viver com humildade, ter saúde física e espiritual,  ter dignidade e amor ao próximo, viver feliz.

Frase que mais gosta:
Resposta:- “Acho que fiz tudo do jeito melhor, meio torto, talvez, mas tenho tentado da maneira que sei.”

Pessoas que marcaram a sua escolha profissional?
Resposta:- Meus Professores, meus pais e  alguns bons amigos.

Você acredita que o Brasil é o país do futuro?
Resposta:-


O Brasil é o país do presente, nosso país tem  recursos naturais é uma continente, com terras férteis e ricas em minerais, temos abundância em águas, temos sol e as condições climáticas boas o  ano todo,   entretanto o Brasil segue sendo um país em desenvolvimento, nunca conseguiu impor perante o mundo a sua real grandeza.  Estamos anestesiados com a falta de cultura, não temos nem a mais real percepção dos fatos como eles realmente são; o que conhecemos como cultura é na verdade algo tão vazio e totalmente fora de contexto que, para uma pessoa que tenha realmente contato com esta, soa estranho o que consideramos ser cultura. Precisamos urgentemente que o Brasil seja agora o país que sempre poderia ser uma potência mundial nas diversas áreas socioeconômicas e ambiental.

Se você não fosse o que é hoje, o que seria?
Resposta:- As pessoas não nascem para ser uma só coisa ,  tem uma história na minha família que dizem que eu seria médico, pois um famoso médico de minha cidade Rio Branco(Doutor Adib Jatene) queria me adotar, mas meu pai não quis, ele fez o certo, se não seria o que sou hoje, eu escolhi, e se tivesse que ser eu seria novamente não médico mas professor, tecnólogo, o que importa é você fazer aquilo que o faz feliz e realizado, fazer com  amor e alegria, isso é o que importa.

Você acha que a família influencia na escolha profissional?
Resposta:-No meu caso não, minha família não poderia me mandar para fora do estado do Acre, fazer medicina ou engenharia , não tinha esses curso na época em minha cidade. Tive que estudar o que tinha disponível e fiz uma boa escolha, escolhi o curso de Topografia e Estradas na Universidade Federal  do Acre-UFAC. Morava com meus pais até a conclusão do meu curso superior. Fiz o que era possível dentro das minhas condições socioeconômicas.

Maior alegria da vida?
Resposta:-Foram os dias em que nasceram meus filhos: Jackeline, Jackson-Jandson(gêmeo), Junior, Jennifer). E mais meu filho do coração Rafael.


Filosofia de vida:
Resposta:- ''Creio na filosofia de vida e em sentimentos bons para viver, e assim me tornar um ser humano cada dia melhor.''



Conte um pouco da sua infância, adolescência... como foi, onde foi?
Resposta:- Minhas infância e adolescência, vivi nummlugar chamado Aviário io em Rio Branco (AC).  Meu pai foi um homem trabalhador e vinculado à polícia militar, era da banda de música, tocava instrumento de sopro. Foi maestro, mais era além de músico, compositor, mecânico de avião, mestre de obras, fazia de tudo na construção civil. Minha mãe deve  5 filhos –Eu e meus irmãos: Edilson, Marilza, Antonio e Célio. Era a dona do lar, fazia tudo em casa muito bem. Comecei a trabalhar ainda criança para aprender fazer alguma coisa. A minha base foi bem feita, meus pais me deram carinho, mas queriam me ver estudando e procurando sempre ter uma vida dedicada e honesta.

O que você gostaria de mudar na sua personalidade?


Resposta :- A personalidade é construída a partir do encontro com as outras pessoas, principalmente com a minha própria família. Geneticamente, já existe uma pré-disposição à algumas características da personalidade, mas é justamente num processo de construção que ocorre a formação de sua personalidade, eu não mudaria a minha, estou sempre num processo e ela vai se construindo e se tornando realidade. Desde nascimento, a infância, a adolescência e a fase adulta  isso vai se formando e acontecendo.


Resposta:- O que o motivou para escolher a sua profissão?
Resposta:- Já respondi em parte essa pergunta, mas foi porque não tinha muitas opções de curso superior em minha cidade. A possibilidade de fazer um curso, na cidade onde morava com meus pais. Em outras palavras a situação econômica e financeira de minha família. Era o curso, entre os que eu gostava que a vida me permitiu fazer.


É filiado ou afim de algum partido político? Por quê?
Resposta:- Fui filiado ao Partido Verde. Sou da fundação do Partido Verde-PV ainda quando a senadora acreana Marina Silva estava a frente, sou técnico de meio ambiente, portando na origem ambientalista, quero ajudar a construir o bem estar social e tenho compromisso com a verdade. No enteando nos últimos anos(2018) tenho feito uma nova escolha pelo Partido Progressista -PP, embora ainda não esteja atuando na linha de frente, apenas me filiei. O PP  se coloca a serviço da construção da democracia com paz, solidariedade e desenvolvimento da socioeconômico.

Qual a sua religião? Por quê?
Resposta:- Sou cristão. Tenho minhas convicções espirituais, minha fé. Porém não sou religioso no sentido de estar frequentemente numa igreja local. Mas acho que todos nós devemos expressar nossa religião, vivemos num pais laico.


Dicas da Profissão:
Resposta:- O bom profissional da Topografia e Engenharia  tem que ser dedicado a leitura, deve exercer sua profissão com objetividade e com comprometimento na realização das suas tarefas. Deve ter  a habilidade de não misturar a vida profissional com a pessoal, esquecendo as diferenças e os desafetos subjetivos em função da boa execução dos trabalhos, está sempre atualizado. Precisa se esforçar para aprender com a integração dos saberes. Buscar aplicar nas práticas, aqueles conhecimentos transmitidos na sua formação acadêmica.
Está pronto para trabalhar essas qualidades e ser reconhecido como um bom profissional, exercendo essas qualidades você será naturalmente conduzido ao crescimento e ao sucesso.

Site: www.blogspot.com
Resposta:jpassosp2000@icloud.com
Telefone : 55 (68) 99999-7917





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e fique a vontad para expressar sua opnião