sexta-feira, 7 de junho de 2013

A TÉCNICA RTK EM REDE SUPERA O LEVANTAMENTO COM ESTAÇÃO TOTAL OU RTK/UHF

A evolução dos métodos de posicionamento vêm ao encontro das necessidades de campo do profissional da topografia e geodésia, de modo a torná-lo um profissional mais versátil e eficiente. Como já dito no artigo "Como trabalhar com RTK em Rede no Brasil", no blog do Agrimensor do Futuro, a possibilidade de trabalhar no método relativo na técnica RTK em Rede, durante um levantamento ou locação, é mais produtiva e vantajosa quando comparada com outros métodos de levantamento.

A evolução dos métodos de Posicionamento no Brasil.
Conforme depoimentos de usuários e estudos de caso de alguns alunos de renomadas universidades, verifica-se que, ao utilizar técnica RTK em Rede, a produção em campo é comprovadamente maior em relação à estação total ou RTK/UHF.

A fim de verificar e entender as vantagens desta técnica, compararemos tanto o desempenho em campo como também os custos gerados para manutenção da equipe durante a execução de uma mesma tarefa.

Seguindo a linha de evolução dos métodos de posicionamento no Brasil, analisaremos, o desempenho das três técnicas de levantamento/implantação simultaneamente.

Comparação dos custos de uma equipe em campo em relação à metodologia de trabalho escolhida (Valores de Referência podem variar conforme capacitação profissional e região onde será prestado o serviço).

Custo Mensal e Produtividade/Dia de cada técnica de posicionamento ao realizar levantamentos.

Custo Mensal e Produtividade/Dia de cada técnica de posicionamento ao realizar a locação de Pontos.

Comprova-se que a vantagem financeira do sistema RTK em Rede sobre as demais técnicas.

Uma equipe de topografia, composta por um operador e mais dois auxiliares em campo, é capaz de levantar cerca de 800 pontos ou implantar até 120 pontos por dia.

Já quando utilizamos um conjunto RTK, é possível realizar o levantamento de até 2400 pontos por dia ou implantar cerca de 240 neste mesmo período.

Outra vantagem da técnica, se comparada com a técnica RTK/UHF, é a tecnologia de conexão GSM de transmissão do RTK em Rede. Com isto, não haverá obstruções para a transmissão da mensagem de correção conforme já mencionado no artigo “O que é o método Relativo na Técnica RTK/GSM?” do blog Agrimensor do Futuro.

Por conta disto, aplicações práticas em campo para o RTK em Rede são as mais variadas. Ambientes urbanos e rurais. Obras de terraplanagem, drenagem, esgoto.
Obras fundações de edifícios, estacas, blocos. Locação de platôs e taludes.
Projetos de diversos de demarcações e descrições de coordenadas de vértices de propriedades...

Portanto, fica evidente que há muitos benefícios no uso de um equipamento capaz de utilizar a tecnologia de correção denominada RTK em Rede, resultando numa produção de campo maior e em um custo operacional menor , bem como no contorno de problemas existentes às tecnologias precedentes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e fique a vontad para expressar sua opnião