sábado, 8 de maio de 2010

MINHA PRIMEIRA BIKE


Outro dia era uma criança, tive uma boa infância e uma adolecência legal. Eu e meus amigos tínhamos que fabricar nossos brinquedos, fazíamos os brinquedos nos fundos de nossos quintais. Mas, hoje em dia é diferente, meus filhos tem brinquedos modernos. Os brinquedos estão prontos nas lojas, meus filhos ganham de presentes autoramas com trenzinhos eletrônicos e carros por controle remoto, computadores e tudo mais. Ganham suas bicicletas de alumínio super leves e com diversas marchas para diferentes velocidades. Antigamente não era assim, era difícil ganhar um presente, ganhei minha primeira bicicleta de meu pai, quando tinha oito anos. Meu pai me ensinou a andar e pedalar foi uma enorme emoção, agente nunca esquece. Depois, quando completei a maioridade ganhei uma motocicleta, meu transporte para a faculdade.
Eu vivia muito bem, tínhamos um terreno grande, era um pomar com diversas fruteiras, nós tínhamos pequenas criações,galinhas, patos, porcos, carneiros e até eu tinha um cavalo que ganhei de meu pai e ainda tínhamos várias plantações desde milho, mandioca, até uma horta com verduras e legumes, era muito legal, viver neste lugar.
Na minha infância não tinha quase nada na cidade, o comércio era pequeno, não tinha fábricas, só tinha um cinema, uma igreja, uma praça, e as ruas de meu bairro era de barro, não tinha pavimentação asfáltica, mas mesmo assim era muito bom. Apesar da maioria das famílias de onde eu morava passarem dificuldades financeiras.

Mas, nós vivíamos andando de bicicleta nas ruas, bringando de subir nas árvores, jogando bola e fazendo as traquinagens de meninos.

Agente ganhava um presente por ano, no natal, ou no aniversário.

Tínhamos que começar a trabalhar cedo, vendendo picolé naquelas formas de isopor, ou ainda vendendo bolos, salgados, e outras pequenas coisas que nossas mães ou vizinhas fabricavam artesanalmente.

Tínhamos que ganhar um dinheirinho para pagar a entrada do matinê, começava o filme a tarde e depois ir para a festinha no clube da cidade, começa cedo da noite, ia até as dez horas, no máximo.

Eu e meus irmãos tínhamos que acordar cedo para ir a escola, as sete da manhã, raramente recebíamos um brinquedo como presente, tínhamos como já disse que construir.
Tínhamos que fazer os nossos próprios brinquedos, usávamos latas, carretéis, câmaras de ar, pneus, cabos de vassouras e outros objetos. Lembro que as meninas usavam espigas de milho, de nosssa plantação do nosso quintal. As meninas usavam pedaços de panos para fazer os vestidos das bonecas e bricavam no braço como se fosse suas filhas. A minha mãe fazendo comidas deliciosas e nós todos juntos comendo era uma festa. Meu pai com seu velho carro fazia fretes para os vizinhos e para outros bairros da minha pequena cidade. Um dia pedi minha primeira bike e meu pai me deu no meu anivesário, foi o melhor presente que já ganhei na minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e fique a vontad para expressar sua opnião