segunda-feira, 3 de maio de 2010

Finanças Pessoais e Imposto de Renda: Declare Certo!

Escrito em 15 de abril de 2010 | Link Permanente

30 de abril está chegando. E o que há de especial nesta data? Trata-se do prazo-limite para envio da declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física à Receita Federal. Quem não entregar a declaração dentro do prazo, terá que pagar multa.

Muitos contribuintes tratam a preparação da declaração de IR como uma tarefa burocrática, apenas mais uma obrigação. Basta preencher as informações no programa da Receita e enviar, certo? Nada disso!

Planejar e elaborar a declaração de imposto de renda são atividades muito importantes para quem trata bem suas finanças pessoais. Devido à complexidade da legislação, os contribuintes brasileiros desperdiçam uma série de oportunidades de otimização de suas declarações de IR anuais. Uma declaração adequada pode gerar um aumento de centenas de reais na restituição do imposto. Há também inúmeros relatos de pessoas que caem na “malha fina” por puro desconhecimentos das leis, e não por terem tentado burlar o Fisco.

As opções de declaração não se resumem à escolha entre os modelos simplificado e completo. Para casais, há também a opção de declaração em conjunto ou separada. Quem tem dependentes pode optar por incluir os dependentes em sua declaração ou não – embora muitos não saibam, há casos em que é mais interessante que o dependente faça sua declaração separadamente. Casais com rendimentos de bens comuns (como aluguel de imóvel ou atividade rural em propriedade comum) podem dividir tais rendimentos ou têm a opção de colocá-los integralmente na declaração de um dos cônjuges.

Complicado, não? Um serviço pioneiro no Brasil foi lançado recentemente visando auxiliar o contribuinte em sua declaração de imposto de renda. Trata-se do DeclareCerto.com.br, site parceiro do Manubia. Visite, teste seus conhecimentos sobre o IR e conheça essa solução inovadora.


Tags:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e fique a vontad para expressar sua opnião