sexta-feira, 30 de abril de 2010

O USO BÚSSOLA

Devido a grande divergência de como usar uma bússola para orientação, estamos apresentando algumas informações referentes ao assunto para esclarecimento.
Uma bússola é um objeto com uma agulha magnética que é atraída para o pólo magnético terrestre.


Aparência

Estes são alguns tipos de bússola

Em sua maioria, as bússolas são feitas para serem vistas de cima.

Algumas tem até o fundo transparente, para serem colocadas sobre mapas, como a imagem inferior à esquerda.

Como toda regra tem excessão, a bússola mostrada à direita dela foi fabricada para ser vista DE LADO.

A marca branca funciona como uma mira, para alinhar a antena, vista por trás dela.

Pólos Magnéticos

Qual é o fenômeno que faz a agulha da bússola apontar consistentemente na direção Norte-Sul?

A resposta está na poderosa mas invisível força chamada Magnetismo. A Terra é um imã gigante. Apesar de o magnetismo ter sido descoberto à muito tempo, a sua utilização como auxiliar de orientação é bastante recente.

Descobriu-se que o minério de ferro magnetizado, quando colocado num pedaço de madeira a flutuar num recipiente com água, girava e adquiria sempre uma posição fixa.

A bússola tinha sido inventada!

Breve História da Bússola

Não se sabe ao certo quem teve primeiro a idéia de deixar uma pedra de minério de ferro ionizado indicar o Norte. Estudiosos acreditam que os Chineses foram os primeiros a explorar o fenômeno. "Si Nan" é considerada como a primeira bússola. "Si Nan" significa "O Governador do Sul" e é simbolizada por uma concha cuja pega aponta para Sul.

Como a concha era bastante imprecisa, os Chineses começaram a magnetizar agulhas de modo a ganhar mais precisão e estabilidade. De acordo com alguns escritos Chineses, as primeiras bússolas foram utilizadas no mar por volta do ano 850. A invenção foi então espalhada pelo mundo por astrônomos e cartógrafos para ocidente até aos Indianos, Muçulmanos e Europeus.

A bússola foi desenvolvida através dos séculos, e um avanço considerável foi conseguido quando se descobriu que uma fina peça de metal podia ser magnetizada, esfregando-a com minério de ferro.

O passo seguinte foi conseguir envolver e encerrar a agulha num invólucro cheio de ar e transparente, o chamado invólucro da bússola. E desta forma a agulha estava protegida.

Inicialmente, as agulhas das bússolas "dançavam" bastante e demoravam muito tempo a estabilizar. As bússolas modernas são instrumentos de precisão, e a sua agulha, geralmente encerrada num invólucro cheio de líquido, rapidamente se posiciona na direção norte-sul.
O satélite ATLANTIC BIRD 1 está localizado sobre o Gabão, na linha geográfica do Equador

Sendo assim todas as antenas localizadas na América do Sul devem ser direcionadas para esta posição tendo-se o cuidado de observar a inclinação da "face" da antena e a inclinação do LNBF

No direcionamento das antenas parabólicas usando bussola magnética pode-se ter o alinhamento estando atraz da antena com a bussola na mão, orientando-se os graus determinados pela CALCULADORA do site , alinhando o ponteiro com o norte na escala da bussola todas as direções que se obtiver usando a graduação serão reais , exemplo da figura que esta alinhada norte da agulha com norte da escala a linha azul seria 40° (quarenta graus) então se a indicação de apontamento da calculadora fosse 40° a face da antena deverá estar apontada nesta direção .

(Após o direcionamento não se deve esquecer de executar a inclinação da antena , e depois do LNBF Vide Clinometro )

Ao aproximar-se da antena com a bussola , é necessário observar se ha interferencia magnetica do material da antena na agulha da bussola. Se isto ocorrer, todo o trabalho de verificação das coordenadas deve ser feito afastado da antena para não haver erro na indicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e fique a vontad para expressar sua opnião