sábado, 24 de abril de 2010

O poder da linhaça e da Salsa.




A linhaça tem conquistado cada vez mais espaço na alimentação humana, impulsionada pelo aumento do consumo de alimentos funcionais, aqueles que, além de nutrir, ainda prometem prevenir e tratar doenças. Junto com as proteínas, carboidratos, vitaminas e fibras, os famosos ácidos graxos polinsaturados ômega-3, ômega-6 e ômega-9 são abundantes na linhaça.

Os benefícios cardiovasculares da semente de linhaça foram comprovados pelos cientistas. Por serem antioxidantes, o ômega-3 e 6 previnem o envelhecimento precoce e ainda diminuem as taxas de triglicerídeos e colesterol total do sangue. O ômega-3 reduz a pressão arterial de indivíduos com hipertensão leve, já que melhora a fluidez do sangue. Também aumenta a capacidade de concentração e a memória, prevenindo doenças degenerativas cerebrais, como o mal de Alzheimer e Parkinson.

A nutricionista Alessandra Couto de Carvalho recomenda a linhaça por conter alta concentração de lignanas: uma classe de fitoestrógenos que possuem ação quimiopreventiva contra o câncer de útero, mama, cólon e próstata. "As lignanas são hormônios vegetais que imitam o estrogênio da mulher no organismo", explica. "Por isso a linhaça pode ajudar de forma natural na reposição hormonal da mulher". Alessandra também receita a linhaça no dia-a-dia, para combater a obesidade. "O consumo de duas colheres de sopa por dia são a quantidade ideal", afirma.

O mercado de massas integrais no Brasil teve um crescimento de 56% no ano passado, conforme dados da AC Nielsen, empresa global de pesquisa de marketing. Segundo dados da Abima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias), o consumo per capita de massas em geral no país em 2007 foi de 6,7 quilos por habitante.

Coordenadora do curso superior de nutrição da UniBrasil, em Curitiba, a doutora em nutrição clínica Cynthia Passoni trabalha com o que ela chama de "coquetel serotonégico", que leva linhaça em sua composição. "A bebida, indicada para tratar os efeitos da menopausa e da tensão pré-menstrual, é composta de suco de laranja, levedo de cerveja e pela linhaça, por sua riqueza nutricional", explica Passoni. "Pode-se adicionar a linhaça a praticamente qualquer alimento, mas os enriquecidos disponíveis no mercado também são uma boa opção. Nesse ponto o macarrão enriquecido, por exemplo, é melhor que o macarrão comum", afirma.

A salsa


Pesquisa efetuada na Universidade Federal do Rio de Janeiro constatou que a salsa, além de tornar a comida mais saborosa, pode também funcionar contra a trombose. "Em testes em animais, o extrato de salsa mostrou 100% de atividade contra a formação de trombos [coágulos]", afirma a pesquisadora Russolina Zingali, do Laboratório de Hemostase e Venenos do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. Mas, segundo ela, ainda existe um caminho grande a ser percorrido para que a salsa possa realmente ser classificada como um alimento funcional.


Compartilhe esta notícia fonte www.jornaldaorla.com.br/noticias_integra de Mirian Ribeiro

Um comentário:

  1. Gostei um amigo meu me enviou um e-mail e estou tomando duas colheres de semente com leite de soja

    ResponderExcluir

Comente e fique a vontad para expressar sua opnião